Ômega-3 pode ajudar a prevenir o diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Ômega-3 pode ajudar a prevenir o diabetes

20/07/2018 - https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2018/07


Segundo dados da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% em 10 anos: passou de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. A doença, que envolve a dificuldade de processar o açúcar no organismo, é grave e pode ter sérias consequências de não for controlada corretamente.

"Em vários países, pesquisadores tentam descobrir como enfrentar o problema e uma das vertentes de estudo é o uso de suplementação com ácidos graxos ômega-3", comenta a química Maria Inês Harris, consultora da farmacêutica Biobalance.

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Medicina de Chongqing, na China, analisou 17 estudos envolvendo ômega-3 e sensibilidade à insulina, e descobriu que a suplementação com o ácido graxo de cadeia longa EPA e DHA pode beneficiar pessoas que apresentam problema de produção do hormônio que quebra a glicose (açúcar) no sangue, especialmente aquelas com sintomas de desordens metabólicas. Os 17 estudos analisados pelos cientistas envolveram um total de 672 participantes. A suplementação com ômega-3 conseguiu reduzir o risco de resistência à insulina em 47%.

Vale lembrar que a sensibilidade à insulina é uma medida da capacidade de resposta a esse hormônio: pouca sensibilidade à insulina está associada ao diabetes tipo 2 e à síndrome metabólica, que corresponde a uma série de doenças associadas, tais como obesidade (especialmente excesso de gordura abdominal), hipertensão arterial e colesterol alto.

Já um estudo realizado com camundongos na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que a suplementação com ômega-3 pode ajudar a prevenir problemas de saúde causados por dietas ricas em gordura, fator de risco para o diabetes. Parte dos animais recebeu o suplemento com o ácido graxo durante 12 semanas e, a partir da quarta semana, passaram a receber uma dieta com 59% de gordura. O grupo de controle se alimentou com 9% de gordura. As cobaias recebiam dois gramas de óleo de peixe por quilo corporal, três vezes por semana.

Ao final do teste, os pesquisadores da Unifesp descobriram que os camundongos que receberam a dieta com gordura sem o ômega-3 aumentou em 12 vezes o peso corporal e apresentaram intolerância à glicose, resistência à insulina e aumento nas taxas de glicemia em jejum. O peso do grupo de animais que recebeu o suplemento durante o período da dieta com gordura aumentou oito vezes e não foram observadas alterações no metabolismo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão mínima de 1 a 2% das calorias diárias em forma de ácidos graxos insaturados, incluindo ômega-3 de cadeia longa (EPA e DHA). Este nutriente é comumente encontrado em peixes de água fria, como salmão, sardinha e atum, e em algumas sementes, como linhaça e chia.

"No dia a dia, acabamos ingerindo grande quantidade de ômega-6, principalmente pelo consumo de óleos vegetais como soja e oliva. Essa desproporção entre os ômegas 3 e 6 leva o organismo a um status de quadro inflamatório crônico. A ingestão de grandes quantidades de peixes como salmão ou atum, por exemplo, fornece ômega-3 em uma quantidade considerável, mas também fornece ômega-6, de forma que, para retomar o equilíbrio entre os dois tipos de ácidos graxos, faz-se realmente necessária a ingestão de ômega-3 na forma de suplemento purificado contendo apenas EPA e DHA", orienta Maria Inês Harris.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Dezembro - 2018
D S T Q Q S S
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

© Copyright 1997-2018 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.