Diabetes entre os homens aumenta 54% em 11 anos - Diabetes, Vida e Comunidade

Diabetes entre os homens aumenta 54% em 11 anos

26/07/2018 - https://diariodovale.com.br/tempo-real/diabetes-entre-os-hom


O Ministério da Saúde divulgou o aumento de 54% do índice de diabetes entre o público masculino nos últimos onze anos. Já atento às estatísticas o engenheiro José Carlos de Paula, 68 anos, morador da Vila Santa Cecília, é um dos casos raros que prefere se prevenir contra a doença. Os cuidados do engenheiro têm justificativa. Os pais dele tiveram diabetes e ele acompanhou passo a passo da doença.

-Estou há cinco anos sem comer doce, além de realizar o exame de glicemia pelo menos uma vez por ano – disse, acrescentando que “sei que a doença pode chegar, mas, desta forma, acredito que ela possa ser evitada ou vir de forma mais branda”.

Os receios do engenheiro tem fundamento a doença foi responsável por 406.452 mortes no Brasil, entre 2010 e 2016, de acordo com Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). A saúde preventiva do homem é um dos temas mais discutidos pela área médica, já que outro levantamento da instituição aponta que 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico.

O médico João Carlos Henriques, disse que o exame de glicemia, que mede a circulação de açúcar no sangue, deve ser feito uma vez por ano. No entanto, quem possui histórico da doença na família deve redobrar a atenção.

-Diabete é uma doença hereditária, por isso, quem tem parente diabético, deve realizá-lo duas vezes por ano. A mesma periodicidade vale para quem já desenvolveu a doença – destacou.

Num laboratório de Barra Mansa, onde são realizados 16.800 testes de glicemia anualmente, a procura do público masculino por exames de rotina é menor do que o feminino. O fato confirma os dados do Ministério da Saúde em relação à saúde do homem, que vive, em média, 7,2 anos menos do que as mulheres.

Além dos exames de rotina, a mudança de hábitos pode evitar doenças como a diabetes. A prática de exercícios físicos, a alimentação saudável, o controle do estresse e da gordura corporal são apontados como as principais maneiras de se prevenir.

O metalúrgico Wellington Goulart, 37 anos, morador do bairro Belmonte, em Volta Redonda, foi diagnosticado com a doença em 2010. A descoberta aconteceu apenas quando ela começou a apresentar sinais.

-Sentia muita vontade de urinar e comer doce. Depois do diagnóstico, mudei hábitos alimentares evitando açucares e carboidratos, além de fazer uso de insulina para controlar a diabetes – comentou.

‘Doença silenciosa’ “A diabetes é uma doença silenciosa que pode demorar a apresentar sintomas. Por isso a necessidade da realização do teste de glicemia, inclusive em crianças. A execução do exame é simples e de baixo custo e pode indicar a necessidade de tratamento em estágios inicias, antes que complicações aconteçam”, afirmou o médico José Carlos Henriques, lembrando que o teste de glicemia deve ser feito em jejum de 12 horas para melhor precisão do resultado.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Agosto - 2018
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

© Copyright 1997-2018 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.