Diabetes e Gestação: o que você precisa saber - Diabetes, Vida e Comunidade

Diabetes e Gestação: o que você precisa saber

31/07/2018 - http://saopauloparacriancas.com.br/diabetes-e-gestacao-o-que


Controlar a glicemia (níveis de açúcar no sangue) é fundamental durante a gestação.

Mulheres que já são portadoras de diabetes mellitus (tipo 1 ou 2) devem procurar um endocrinologista antes de engravidar. Esse cuidado prévio diminui significativamente a chance de malformação no feto e o acontecimento de aborto espontâneo.

A recomendação é que a glicemia se aproxime ao máximo dos valores normais sem aumentar o risco de hipoglicemia (açúcar baixo no sangue). Para pacientes que já estão em uso de insulina, é ideal otimizar a medicação. Os análogos de insulina de ação lenta (insulina glargina e detemir) são utilizados com segurança na gestação, assim como as insulinas de ação rápida (lispro e aspart).

É recomendado ainda começar a suplementação de 5 mg de ácido fólico pelo menos 3 meses antes de engravidar. Dessa forma, é possível diminuir o risco de malformação neurológica. Pacientes com diabetes mellitus devem procurar o oftalmologista. O objetivo é avaliar a saúde dos olhos antes de interromper o uso de anticoncepcionais, uma vez que a gestação pode agravar a retinopatia.

Antes de tentar engravidar, é ainda importante realizar exames para avaliar a função renal, controlar a pressão (<130x80mmHg) e verificar com seu obstetra quais são as medicações adequadas para atingir esse objetivo. Inibidores da enzima conversora de angiotensina e bloqueadores do receptor de angiotensina, como captorpil , enalapril e ARAII, podem provocar malformação no feto, principalmente a partir do 2º trimestre.

Medicações como estatinas e fibratos para diminuir o colesterol e triglicérides devem ser interrompidas durante a gestação. É essencial avaliar a função tireoidiana através de exames laboratoriais que verifiquem o bom funcionamento da glândula tireoide e a presença de anticorpos (anti tireoglobulina e anti peroxidase).

É também altamente recomendado que mulheres acima do peso e diabéticas emagreçam antes de engravidar, uma vez que a obesidade também está relacionada a complicações durante a gestação.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Outubro - 2018
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

© Copyright 1997-2018 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.